SINVAL SANTOS

"A todo e qualquer momento,

Em toda e qualquer ação

Deixe fluir o sentimento

Leve da meditação."

sexta-feira, 3 de julho de 2015

CRIS RODRIGUES E SOMAÚMA HOMENAGEM E DESPEDIDA













                                                             










   No dia, 25 de junho durante a noite programamos um evento que teria a  função de nos despedirmos a partir do encerramento do primeiro semestre letivo junto ao Grupo Litero Musical  Som Maúma e também, fazermos um momento de homenagem e de despedida para  Cris Rodrigues enquanto técnica de referência no grupo base da EJA assessorando as atividades em nossa escola.
     Além dos integrantes do grupo e da Cris, tivemos a presença do poeta Apolo da Caratateua, dos professores do turno, da diretora e corpo técnico, canções, falações e degustação de alimentos trazidos de forma colaborativa, se tornando mais um momento pedagógico importante. Foi possível naquele momento perceber sobre o quanto ainda precisamos construir nos espaços escolares o gosto por  uma  alimentação mais saudável, colorida e com vegetais. Pois a partir das pizzas veganas levadas desde a tarde o que fez alguns dos alunos ficarem muito afoitos, porém decepcionados  quando eu dizia não ter  nenhum componente animal, virando o beiço,  comentando não gostar de verduras, mas, na hora da distribuição  comeram com muito prazer.
    Agradecemos as falas que ressaltaram as atividades desenvolvidas pelo Som Mauma enquanto uma semente do bem, mostrando o que se faz bem e do bom na escola, extrapolando nossos espaços e atingindo  outras instituições nesses mais de 20 eventos realizados em menos de 2 anos. E enquanto agregador de pessoas de bem que se tornam parceiros ou integrantes do projeto como o Seu Reginaldo, JBA, Flavio da Gama, Lucas da Gama e a própria Cristiane Rodrigues que sempre nos deu grande apoio.
    A Cris Rodrigues esteve durante uns 3 anos atuando conosco enquanto técnica da EJA, pudemos concluir que fomos tão brilhantemente  assessorados não só na condução de atividades curriculares direcionadas para os alunos e na elaboração e acompanhamento de  projetos  extraclasse e em vários momentos de culminância, mas, principalmente,  devido sua vivencia no mundo das artes cantando, declamando e escrevendo poesias, compondo, atuando e tocando instrumentos, fazendo assim, as atividades artísticas se tornarem muito mais fluentes na escola  a partir de projetos que permitiram trazer  grupos de capoeira, contadores de história, de poesia como o boto Juraci Siqueira, oficina de grafite com o Erick David que esperamos dar continuidade ainda, idas ao CENTUR para assistirmos o projeto A Noite É Uma Palavra, ou nas Mostras de Saberes da EJA.
       Precisamos estar atentos enquanto cidadãos pagadores de impostos para o que ainda pode acontecer de negativo a partir não só de sua saída, mas também da extinção do grupo base da EJA, aproveitar para refletir sobre o nível de descompromisso já anunciado pelo prefeito desde a divulgação de seu plano de governo que não incluía a educação enquanto prioridade e só enxergava S, e ao que parece, S com duas barras longitudinais como as dos cifrões. Vale ressaltar a extinção do turno intermediário em nossa escola a partir deste ano, o que pode ser justificável, desde que não superlote outros turnos e se pense nos professores que perderão turmas. Façamos uma reflexão em paralelo com a possibilidade de extinção da EJA que já vem acontecendo em outras escolas, pois há tempos deixamos de ter a 1ª totalidade e a partir deste ano, não temos mais a 2ª totalidade e uma 3ª etapa, estamos funcionando somente com 3 turmas a noite, fato esse, pelo qual, muitas vezes somente os professores são responsabilizados apesar de terem que se mobilizar para fazer uma campanha de matriculas nas comunidades como vem ocorrendo nos últimos anos.

      Aproveito esse espaço para publicar algumas fotos não só desse momento de despedida e homenagem, mas também de outros momentos significativos em que foi possível contar com sua colaboração e esperar que  enquanto for possível, continuemos somando ao Som Maúma, a sombra frondosa da samaumeira  a amizade, o talento, a energia da Cris Rodrigues fazendo Arte e Educação por um mundo cada vez melhor.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário